Sábado – Pense por si

Quota portuguesa da pesca de bacalhau com um corte de 200 toneladas

Os totais admissíveis para captura de bacalhau pela frota da União Europeia foram reduzidos para 3% nos mares do Ártico e da Noruega.

Os armadores portugueses vão poder pescar um montante de 2.607 toneladas nas águas norueguesas e um total de 2.274 toneladas na região de Svalbard, decidiram os ministros do Mar da União Europeia depois das negociações entre a União Europeia e a Noruega para os totais admissíveis de capturas até ao final de 2021, avança o jornal Público.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.