Sábado – Pense por si

No rasto dos portugueses com contas na Suíça

A lista inclui o dono de uma empresa que só não fechou para recuperar uma dívida de 22 mil euros e uma transmontana que “só com o Euromilhões” teria tanto dinheiro

Na entrada não há qualquer inscrição ou referência ao nome da empresa. É preciso subir a um discreto primeiro andar da rua de São Nicolau, no coração da Baixa Lisboeta, para confirmar que ali funciona a empresa J. Amaro da Cruz, cujo nome do fundador surgiu há duas semanas na lista da Swiss Leaks. Segundo a "lista Lagarde" – revelada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) e que envolve 220 nomes de nacionaldade portuguesa –, Joaquim Amaro da Cruz e a mulher, ambos emigrados na Suíça, são titulares de duas contas separadas no HSBC no valor total de 362 milhões de euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.