NFT: E se pudesse colecionar o que mais gosta na Internet?

NFT: E se pudesse colecionar o que mais gosta na Internet?
Diogo Camilo 24 de março

O fundador do Twitter vendeu a sua primeira publicação na rede social, mas esta continua a estar disponível na Internet. Os NFT são uma nova tecnologia que trata os vídeos, fotografias, memes e gif's que vemos na Internet como obras de artes e itens colecionáveis.

A primeira publicação de sempre no Twitter foi vendida num leilão por 2,4 milhões de euros. O "Estou só a preparar o meu twttr (twitter)", escrito em 2006 pelo fundador da rede social, Jack Dorsey, vai continuar disponível na Internet para todos o verem, mas o dono agora é outro: Sina Estavi, um empresário de Bitcoin da Malásia. A transação foi feita através de um site, o Valuables, que leiloa tweets, que são vendidos como arte digital na forma de tokens chamados NFT’s.

O que são NFT’s?

Os NFT, Non-Fungible Token, são a certificação de um ativo digital - uma fotografia, um vídeo, um GIF ou um meme - que não é facilmente intercambiável através da tecnologia blockchain (uma base de dados que regista ativos e transações de forma codificada, mantendo a confidencialidade dos utilizadores). A maior parte pertence à blockchain da Ethereum, uma criptomoeda semelhante à Bitcoin, mas cuja plataforma descentralizada também suporta este tipo de ativos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais