Sábado – Pense por si

Juízes alemães ameaçam ajuda do BCE à Europa

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 05 de maio de 2020 às 22:03

Decisão de tribunal alemão sobre o BCE é "preocupante", diz Miguel Poiares Maduro. Director do centro Jacques Delors chama-lhe "nacionalismo legal". Efeitos podem atingir milhões de pessoas.

O Tribunal Constitucional (TC) da Alemanha deu, esta terça-feira, três meses ao Banco Central Europeu (BCE) para justificar que o seu programa de estímulo monetário – que salvou o euro e foi crucial para países como Portugal – está a ter resultados económicos "proporcionais" aos objectivos. A longa decisão de 110 páginas lança dúvidas sobre a margem de actuação do BCE no programa de compra de activos – que é chave para baixar os juros da dívida de Portugal – incluindo sobre o programa que criou para apoiar a capacidade de financiamento dos Estados durante a pandemia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.