Sábado – Pense por si

Gasóleo e gasolina voltam a encarecer na próxima semana

Jornal de Negócios 28 de junho de 2024 às 16:22
As mais lidas

A partir de segunda-feira, 1 de julho, o litro de gasóleo vai disparar um cêntimo, enquanto a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais cara.

O preço médio dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana. A partir de segunda-feira, 1 de julho, o gasóleo vai aumentar um cêntimo, enquanto a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais cara, avançou fonte do setor ao Negócios.

Desta forma, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,595 euros por litro. Já o preço da gasolina simples 95 deverá subir para 1,741 euros por litro, com base nos preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Esta semana, o preço médio do gasóleo simples está em 1,585 euros por litro e da gasolina simples 95 é de 1,726 euros, segundo os dados da DGEG.

Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba vai depender sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento "low cost". Os valores praticados pelas bombas incorporam também o peso da fiscalidade.

Além disso, os combustíveis seguem ainda o mercado do petróleo e, esta semana, o West Texas Intermediate (WTI), "benchmark" para os Estados Unidos, preparava-se para fechar com ganhos de cerca de 11%, enquanto o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e referência para as importações europeias, deverá registar ganhos semanais de cerca de 9%.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.