Finanças admitem reduzir prazos dos reembolsos do IRS este ano

Lusa 29 de março de 2018
As mais lidas

A entrega da declaração e a confirmação do IRS Automático têm início no domingo e decorrem até 31 de Maio, independente do tipo de rendimentos.

'Mensagem falsa' na Internet para contribuintes pagarem dívidas ao fisco
'Mensagem falsa' na Internet para contribuintes pagarem dívidas ao fisco

As Finanças admitem pagar os reembolsos de IRS em menos de 12 dias para os contribuintes que optarem pelo IRS Automático e em menos de 23 dias para os que preencherem a declaração de IRS.

"Estima-se que os reembolsos para o IRS Automático se realizem pelo menos no mesmo prazo verificado em 2017, que no caso do IRS Automático foi de 12 dias, sendo expectável que esse prazo possa vir a diminuir", afirma o Ministério das Finanças num comunicado enviado esta quinta-feira.

A entrega da declaração do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) e a confirmação do IRS Automático têm início no domingo e decorrem até 31 de Maio, independente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) que auferiram em 2017.

Este ano, o IRS Automático foi alargado "a cerca de 60% do total dos agregados", segundo o Ministério das Finanças, designadamente aos agregados com dependentes (o que não aconteceu na campanha do ano passado), o que "permite prazos de reembolsos mais curtos".

No final da campanha de IRS de 2017, o prazo médio de devolução foi de 23 dias (no ano anterior tinha sido 36 dias) e no caso do IRS Automático foi de 12 dias.

A partir deste ano, a entrega das declarações "apenas poderá ser feita por via electrónica", recorda a tutela, lembrando que na campanha do ano passado esta foi "a solução escolhida por 97,2% dos contribuintes".

Ainda assim, segundo o gabinete de Mário Centeno, a Autoridade Tributária vai assegurar "um conjunto de instrumentos para apoiar os contribuintes que possam ter maior dificuldade em fazer a entrega por via electrónica, nomeadamente através do Atendimento Digital Assistido em serviços de finanças, juntas de freguesia e espaços cidadão distribuídos por todo o país".

A lista dos locais com este atendimento digital assistido vai ser disponibilizado no Portal das Finanças.

A aplicação de entrega das declarações de IRS para este ano "foi adaptada para deixar de se suportar em Java Applets, pelo que a questão da incompatibilidade com determinados browsers deixa de se colocar por esta via", termina o ministério.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais