Sábado – Pense por si

Buscas no Santander em Madrid

A acção da Guarda Civil acontece em virtude de um requerimento da Procuradoria Anticorrupção sobre um possível branqueamento de capitais no banco britânico HSBC.

Agentes da Unidade Central Operativa da Guarda Civil espanhola apresentaram-se hoje na Cidade Financeira do Banco Santander em Boadilla del Monte (Madrid) para pedir documentação relacionada com a "Lista Falciani", disseram à EFE fontes da investigação.

A acção da Guarda Civil acontece em virtude de um requerimento da Procuradoria Anticorrupção sob a investigação dirigida pelo juiz de instrução número cinco da Audiência Nacional, José de la Mata, sobre um possível branqueamento de capitais no banco britânico HSBC.

Fontes jurídicas acrescentaram que o pedido se refere a algumas das contas correntes das quais o juiz De la Mata tinha pedido informação nas suas pesquisas sobre a "Lista Falciani" que se encontra em segredo de justiça.

Por sua vez, fontes do Banco Santander - contactadas pela EFE - recusaram fazer comentários sobre esta operação.

O informático Hervé Falciani é conhecido pela lista de presumidos evasores fiscais elaborada com os dados a que acedeu entre 2006 e 2008, quando trabalhou na filial suíça do banco britânico HSBC em Genebra.

Os dados bancários de milhares de contribuintes com contas suspeitas de evasão fiscal foram detectados, graças a Falciani, pela justiça francesa e enviados a países com os quais o estado francês tem acordos de cooperação fiscal, entre eles Espanha.

Calcula-se que na lista há 3.000 contas do banco HSBC pertencentes a 659 contribuintes espanhóis.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.