Sábado – Pense por si

Banif desmente fecho e Governo garante depósitos

14 de dezembro de 2015 às 11:28

O banco liderado por Jorge Tomé não pára de cair na bolsa na sequência das notícias que alegam que a instituição vai fechar. O Governo garante que os depositantes estão a salvo

Os títulos doBanifatingiram nesta manhã de segunda-feira, dia 14 de Dezembro, um novo mínimo histórico: 0,0006 euros. Segundo oNegócios, em menos de uma hora foram transaccionados mais de 500 milhões de títulos, o que supera a liquidez média diária dos últimos seis meses. Embora as acções tenham recuperado para os 0,0010 euros a meio da manhã, a instituição presidida por Jorge Tomé não conseguiu escapar incólume às notícias que dão contam do fecho do banco. Segundo a TVI, a solução para o Banif passará por um cenário muito semelhante ao do BES: "banco bom" e "banco mau". Os activos saudáveis ficariam com a Caixa Geral de Depósitos. Esta solução carece, no entanto, do aval da Comissão Europeia. De acordo com o Diário Económico, Bruxelas discorda da proposta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.