Sábado – Pense por si

Zona Franca da Madeira custa 80 milhões de euros por ano

SÁBADO
SÁBADO 28 de maio de 2021 às 07:20
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Entre 2017 e 2019, os descontos fiscais atribuídos à Zona Franca, de 237,4 milhões, superaram o IRC pago pelas empresas licenciadas. Com a pandemia, IRC da Zona Franca representou 70% do total.

As empresas sediadas na Zona Franca da Madeira tiveram um desconto fiscal de cerca de 80 milhões de euros por ano entre 2017 e 2019, um valor bastante superior ao IRC que pagaram na região nesses três anos. Segundo os dados mais recentes da Autoridade Tributária, os benefícios fiscais em sede de IRC atribuídos às empresas sediadas na Zona Franca da Madeira custaram quase 237,4 milhões de euros entre 2017 e 2019. Embora, em a média, o desconto ronde os 80 milhões por ano, a despesa fiscal com estas empresas foi superior em 2018, representando 97,4 milhões de euros.

Leia mais no Jornal de Negócios.

Zona Franca da Madeira
Zona Franca da Madeira
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.