Secções
Entrar

Trump diz que vai aplicar tarifas adicionais de 100% à China

Luana Augusto 10 de outubro de 2025 às 22:13

Medida deverá entrar em vigor a 1 de novembro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que vai aplicar tarifas de 100% sobre todas as importações chinesas, já a partir de 1 de novembro. A informação foi avançada pelo próprio, através da rede social Truth Social.
Trump aborda libertação de reféns do Hamas na segunda-feira AP Photo/Evan Vucc
"A começar a partir de 1 de novembro de 2025, os Estados Unidos vão impor tarifas de 100% à China, acima de qualquer tarifa que estão atualmente a pagar", escreveu. "Isto afeta todos os países, sem exceção, e foi obviamente um plano concebido há anos por eles." O republicano adiantou ainda que serão impostos controlos nas exportações de todos os "softwares críticos". "Também a 1 de novembro iremos impor controlos nas exportações em todos os softwares críticos." Esta notícia surge horas depois de Trump ter afastado a hipótese de um encontro com o presidente chinês e de com um "aumento maciço" das tarifas, como resposta ao facto de a China ter restringido as exportações de terras raras, necessárias para a indústria norte-americana. Atualmente, cerca de 70% do fornecimento global de minerais de terras raras provém da China. Segundo a CBS News, estes minerais são essenciais para as indústrias de alta tecnologia, como automóveis, defesa e semicondutores.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela