Secções
Entrar

Tribunal europeu mantém multa à Google no caso Android mas reduz valor

Jornal de Negócios 14 de setembro de 2022 às 12:30

Tribunal Geral da União Europeia reduziu a multa de 4,3 mil milhões de euros para os 4,125 mil milhões. Empresa tecnológica ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça da UE.

O Tribunal Geral da União Europeia deu esta quarta-feira provimento parcial à decisão do regulador europeu, que em 2018 aplicou uma multa à dona da Google por práticas restritivas à concorrência, mas reduziu o valor da multa aplicada. A coima era de 4,3 mil milhões de euros, mas foi hoje reduzida para os 4,125 mil milhões. 

"O Tribunal confirma a decisão da Comissão de que a Google impôs restrições ilegaisaos fabricantes e operadores de dispositivos que usam o seu sistema Android de forma a consolidar a sua posição dominante", refere a entidade numa nota. 

De forma a que a empresa que integra a Alphabet reflita sobre "a gravidade e duração da infração", o tribunal considerou que a multa deverá ser de 4,125 mil milhões de euros, tendo discordado neste ponto do regulador europeu.
A Google ainda tem a hipótese de recorrer desta decisão para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

"Estamos desiludidos por o tribunal não ter anulado por completo a decisão. O Android criou mais escolhas para todos, e apois centenas de negócios bem-sucedidos na Europa e em todo o mundo", disse a gigante tecnológica numa nota enviada à Bloomberg.

A acusação de imposição de restrições legais aos fabricantes de dispositivos que usam o seu sistema Android é apenas uma das três que a Comissão Europeia levou a cabo em 2018.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela