Secções
Entrar

TikTok pode ser banido nos EUA se a sua dona não o vender até 19 de janeiro

Jornal de Negócios 06 de dezembro de 2024 às 15:54

A chinesa ByteDance terá de vender a sua popular app TikTok até 19 de janeiro ou poderá ver os EUA proibirem a rede social no país.

Os dias do TikTok nos Estados Unidos podem estar contados após a decisão de um Tribunal de Recurso ter rejeitado esta sexta-feira o pedido da ByteDance, empresa chinesa dona da rede social, contestando uma lei de proteção da segurança nacional e privacidade dos utilizadores que bania a popularapp.

tiktok tik tok

O coletivo de três juízes optou por considerar que a lei é aplicável, pelo que a empresa chinesa tem agora até 19 de janeiro para vender a plataforma de partilha de vídeos de curta duração.

A ByteDance pode ainda recorrer ao Supremo Tribunal dos EUA como último recurso para travar a aplicação da legislação.

A empresa chinesa poderá contar, no entanto, com um inesperado aliado: Donald Trump. Apesar de o prazo até que a proibição entre em vigor termine na véspera da posse de Trump como Presidente, o republicano criticou a lei durante a campanha, num esforço para captar o voto dos jovens, principais utilizadores do TikTok. Contudo, durante o seu anterior mandato, Trump tentou forçar a ByteDance a vender a app.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela