Secções
Entrar

Rio afirma que crescimento se deve a situação internacional porque Governo não fez reformas

07 de junho de 2018 às 20:04

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, em Portugal, entre Janeiro e Março, o PIB cresceu 2,1% em termos homólogos e 2,1% face ao trimestre anterior.

O presidente do PSD disse esta quinta-feira, em Santarém, que o crescimento económico registado no País decorre da situação internacional favorável, acusando o Governo de não ter feito as reformas e os ajustamentos necessários "no momento certo".

Falando durante uma visita à Feira Nacional da Agricultura, que decorre até domingo em Santarém, Rui Rio afirmou que o crescimento económico do primeiro trimestre (2,1%) aconteceu "porque a situação internacional, quer global quer europeia, era favorável".

"O Governo não fez nenhuma reforma, não fez nada que justificasse esse crescimento económico, era por arrasto. No momento em que a economia internacional puxar menos pela economia portuguesa, automaticamente a nossa economia vai deixar de crescer e vai crescer menos que a média europeia, que é o que está a acontecer", declarou.

Rui Rio afirmou não ter dúvidas de que "o que está agora a acontecer vai continuar", porque, "no momento certo", em que o país devia "ter feito as reformas e os ajustamentos necessários" não fez nada.

"Ao não fazer nada é evidente que vamos crescer menos que a União Europeia, e a União Europeia crescendo menos, Portugal ainda crescerá menos, mas isso temos avisado há muito tempo", disse.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, em Portugal, entre Janeiro e Março, o PIB cresceu 2,1% em termos homólogos e 2,1% face ao trimestre anterior.

O líder social-democrata recusou comentar as negociações do Orçamento do Estado para 2019 entre o Governo e os partidos da esquerda que o suportam no parlamento, afirmando preferir esperar pela apresentação do documento na Assembleia da República.

"A proposta do Orçamento entrará até dia 15 de Outubro e aí vou-me referir à proposta de Orçamento. Antes disso são comentários e eu não sou comentador", disse, sublinhando que Portugal "tem excesso" de comentadores, que "até podia exportar".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela