Secções
Entrar

Relatório Costa Pinto: Atuação "mais enérgica" do Banco de Portugal podia ter evitado problemas no BES

Jornal de Negócios 10 de março de 2021 às 11:38

João Costa Pinto é o primeiro nome a ser ouvido na comissão de inquérito ao Novo Banco. O responsável liderou a comissão independente que produziu o relatório sobre o caso BES.

O relatório sobre a atuação do Banco de Portugal no caso BES revelou, diz João Costa Pinto, que uma atuação "mais enérgica" do regulador teria evitado os problemas no banco liderado à data por Ricardo Salgado.

A comissão independente que produziu o relatório Costa Pinto "não fez julgamentos" procurando "chegar a conclusões com base em factos", afirmou o ex-vice-governador do Banco de Portugal, que liderou esta comissão, aos deputados na primeira audição da comissão de inquérito ao Novo Banco. 

De acordo com o responsável, a comissão "chegou à conclusão, em momentos distintos, que uma atuação mais enérgica [do Banco de Portugal] poderia ter evitado ou minimizado problemas" no BES. 

"A supervisão não atuou em tempo útil, com a energia que devia ter atuado", disse ainda, notando que "isso não afasta a responsabilidade da gestão do GES". 

O ex-presidente do conselho de auditoria do Banco de Portugal relembrou ainda que "o país estava a sair de uma crise financeira gravíssima", com implicações sobre a economia. "O GES, e em particular o BES, era uma instituição sistémica de enorme importância", sendo que "quase 70% do ativo do BES era crédito a empresas". 

Nesse sentido, disse, "uma atuação não se podia limitar a um nível técnico ou de supervisão. Tinha de garantir a estabilidade do sistema financeiro e evitar o risco sistémico".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela