Secções
Entrar

Sindicatos retomam negociação com PT sobre acordo colectivo

25 de janeiro de 2016 às 20:43

Em cima da mesa a reposição dos três dias de férias, as alterações no trabalho suplementar, as diuturnidades, o subsídio especial de refeição, a avaliação de desempenho e a actualização salarial

A Plataforma Sindical dos trabalhadores da Portugal Telecom (PT) inicia na sexta-feira a discussão do acordo colectivo de trabalho com a administração da empresa, depois do processo negocial ter sido interrompido em 2013, anunciou hoje.

A reposição dos três dias de férias, a discussão das alterações introduzidas pelo Código do Trabalho no âmbito da redução do trabalho suplementar, as diuturnidades, o subsídio especial de refeição, a avaliação de desempenho e a actualização salarial, considerando o aumento do salário mínimo nacional, são algumas das reivindicações da Plataforma no âmbito da negociação do acordo colectivo de trabalho.

"Estamos convictos que há base possível de negociação e entendimento em todas estas matérias, pelo que se deseja que o processo decorra com tranquilidade e celeridade, criando assim com base num acordo global entre as partes, a possibilidade de dar mais um passo na confiança do futuro da PT Portugal e das relações sócio laborais com os trabalhadores e com os seus legítimos representantes, os sindicatos", lê-se no comunicado da Plataforma.

Os sindicatos reuniram-se com o presidente da PT, Armando Pereira, no passado dia 19, que garantiu que a empresa não vai despedir ninguém e aceitou reabrir o processo negocial interrompido em 2013, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da PT, Jorge Félix.

Nesse dia, os sindicatos reivindicaram a reabertura do processo negocial iniciado e interrompido em 2013, o que foi aceite pela empresa, que marcou a primeira reunião negocial para dia 29.

Quando as negociações foram interrompidas, os sindicatos apresentaram uma proposta, que pretendem manter, que previa aumentos salariais de 3,5%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela