Secções
Entrar

Primark procura "localizações interessantes" para novas lojas em Portugal

22 de outubro de 2019 às 16:49

Portugal é um "mercado interessante" para a cadeia irlandesa, que entrou no país em 2009 e emprega hoje mais de 2.000 funcionários nas 10 lojas inauguradas.

APrimarkestá à procura de "localizações interessantes" para abrir novas lojas em Portugal, um "mercado importante" onde a cadeia irlandesa já possui uma dezena de espaços e pretende expandir-se, revelou hoje fonte da empresa.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita à nova loja da Primark a inaugurar na quarta-feira no Norteshopping, em Matosinhos, no distrito doPorto, o responsável de operações do grupo para a Europa do Sul e Irlanda afirmou que a abertura de novas lojas em Portugal só está dependente do surgimento de espaços adequados, seja num centro comercial ou uma loja de rua.

Segundo Stephen Mullen,Portugalé um "mercado interessante" para a cadeia irlandesa, que entrou no país em 2009 e emprega hoje mais de 2.000 funcionários nas 10 lojas entretanto inauguradas.

No total, a Primark possui atualmente um total de 374 lojas, com cerca de 1,5 milhões de metros quadrados de área de venda e 75 mil colaboradores, em 12 países: Portugal, Irlanda, Reino Unido, França, Áustria, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Eslovénia e EUA. Até final do ano fiscal em curso (setembro de 2020), a empresa irá ainda estrear-se na Polónia e na República Checa, tendo também previstas quatro aberturas em Espanha, outras tantas em França e três em Itália.

Os valores de investimento envolvidos não são revelados pela Primark.

De acordo com Stephen Mullen, a atual aposta da cadeia passa pela expansão na Europa Central, assim como nos EUA: "Temos muito trabalho a fazer e grandes planos de expansão nos mercados onde estamos", sustentou.

Também presente na visita à nova loja de Matosinhos, o responsável de operações da Primark em Portugal, Nelson Ribeiro, disse que o ritmo médio de aberturas do grupo ronda as 20/25 lojas por ano, sendo que no último ano fiscal foram inauguradas 15 novas lojas.

Com inauguração marcada para quarta-feira, a nova loja da Primark no Norteshopping será a maior do país, num total de 5.000 metros quadrados, 50% mais do que a anterior loja da marca neste centro comercial, e visa responder à "muito grande procura" registada na região do Porto.

Segundo Nelson Ribeiro, a maior dimensão do espaço levou à contratação de 50 colaboradores adicionais para a nova loja, que possui agora um total de 300 funcionários e apresenta como principal novidade um 'beauty studio' (estúdio de beleza), explorado pela empresa parceira Dez Studio e que visa "proporcionar uma melhor experiência ao consumidor".

Depois do Reino Unido e, desde o final de setembro, Espanha (Sevilha), Portugal é o terceiro país a receber este novo conceito de loja da Primark.

Para além desta nova valência, atualmente apenas disponível em Portugal na loja do Norteshopping, em cima da mesa está ainda a abertura, também dentro da loja, de uma 'coffee shop' (cafetaria), à semelhança do que já acontece em outros espaços da Primark na Europa.

Em curso desde este mês estão também obras de expansão e remodelação daquela que foi a primeira loja da Primark em Portugal, no centro comercial Ubbo (antigo Dolce Vita Tejo), na Amadora, a concluir até ao próximo verão e após as quais esta unidade passará também a contar com um 'beauty studio'.

A nova loja de Matosinhos aposta também na divulgação em vários painéis informativos distribuídos pelo espaço das iniciativas do grupo no âmbito da ética e da sustentabilidade ambiental, que Stephen Mullen diz ser atualmente "um dos grandes focos" da marca.

Neste âmbito, destacou a "expansão significativa" do Programa de Algodão Sustentável da empresa, que prevê ações de formação a mais de 160.000 produtores independentes de algodão sobre métodos de cultura sustentável em três dos seus principais países fornecedores até ao final de 2022.

Esta medida, refere, quintuplica o número atual de agricultores inscritos no programa, sendo esta expansão assumida como "parte do compromisso contínuo da marca irlandesa para minimizar o seu impacto no meio ambiente e oferecer aos seus clientes um maior número de produtos fabricados com algodão de origem sustentável a preços acessíveis".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela