Secções
Entrar

Portugal envia 300 mil euros a Moçambique para apoio humanitário devido às cheias

Lusa 21 de janeiro de 2026 às 16:21

Cheias em Moçambique já causaram mais de 100 mortos e afetaram quase 680.000 pessoas.

Portugal enviou 300.000 euros para ajudar Moçambique face às cheias que atingem o país africano e já causaram mais de 100 mortos e afetaram quase 680.000 pessoas, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique enfrenta dificuldades de acesso à água potável após ciclones ANDRÉ CATUEIRA/LUSA
"Em face das fortes chuvas em Moçambique, Portugal ativou, via Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Instrumento de Resposta Rápida, no valor de 300.000 euros, para apoio humanitário nas províncias mais afetadas e ajuda às populações atingidas pela catástrofe. Estamos com Moçambique", declarou terça-feira o ministério, numa publicação da rede social X. Hoje, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) estimou que, desde as primeiras semanas de janeiro, mais de metade das 513.000 pessoas afetadas pelas chuvas e inundações em Moçambique são crianças. "Mais de 513 mil pessoas foram afetadas, mais de metade das quais crianças. Mais de 50 mil pessoas foram forçadas a fugir das suas casas e estão agora abrigadas em 62 centros temporários, muitos deles sobrelotados", disse em conferência de Imprensa, na Suíça, o responsável de Comunicação daquela agência da ONU em Moçambique, Guy Taylor.
Segundo o responsável, as cheias não estão apenas a destruir infraestruturas públicas e privadas, estão também a transformar a água imprópria para consumo, abrindo espaço para surtos de doenças e a subnutrição, "numa ameaça mortal para as crianças". O total de mortos na época das chuvas em Moçambique, com números de 01 de outubro até 19 de janeiro e abrangendo já o atual período de cheias, subiu para 114, com seis pessoas desaparecidas, 99 feridas e quase 680 mil afetadas, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). De acordo com os dados do INGD, foram afetadas até ao momento 677.831 pessoas, com 11.367 casas parcialmente destruídas e 4.910 totalmente destruídas.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima