Secções
Entrar

PCP defende apoios a agricultores afectados pela tempestade no OE 2019

20 de outubro de 2018 às 20:42

Para Jerónimo de Sousa, o apoio aos agricultores do Baixo Mondego, zona caracterizada pela produção de milho e arroz, deve ser "um imperativo".

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu este sábado, em Montemor-o-Velho, que seja incluída uma verba no Orçamento do Estado para 2019 para apoiar agricultores afectados pela tempestade Leslie.

Numa visita a Montemor-o-Velho, um dos concelhos do distrito de Coimbra mais afectados pela tempestade, o líder do PCP sublinhou que, no quadro da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, deve haver "uma consideração de disponibilidade orçamental para acudir a esta situação".

Para Jerónimo de Sousa, o apoio aos agricultores do Baixo Mondego, zona caracterizada pela produção de milho e arroz, deve ser "um imperativo".

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do PCP notou que uma grande maioria dos seis mil hectares de milho da região corre o risco de se estragar.

"Tendo em conta que a Protecção Civil agiu de forma acertada, a grande questão agora é fazer o levantamento de prejuízos e apoiar particularmente os pequenos e médios empresários, os pequenos agricultores, que vivem com o coração nas mãos", disse.

Segundo Jerónimo de Sousa, o "drama" a que assistiu em Montemor-o-Velho "exige uma resposta rápida", considerando que o Governo pode aprender com a experiência das ajudas aos agricultores afectados pelos grandes incêndios de 2017.

"Houve uma experiência dolorosa em relação aos fogos. O Governo anunciou milhões, milhões e milhões e, recentemente, numa deslocação que fizemos a terras onde os incêndios lavraram, verifica-se que, afinal, o Governo pode ter atribuído milhões, mas para ali não foram. Há questões que têm que ser reavaliadas", vincou.

Nesse sentido, apontou para o caso concreto da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho, que teve um prejuízo de cerca de um milhão de euros, e que estará fora das medidas de apoio do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

A cooperativa, salientou, é "um elemento de salvação dos próprios agricultores. Sem a cooperativa, têm muita dificuldade em escoar o seu produto".

"Tem que haver uma resposta [aos agricultores afectados]. Estamos a falar da vida das pessoas. Um jovem agricultor que investiu tudo o que tinha na sua produção, sem apoios, só tem uma solução, que é ir embora do país", alertou. 

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Protecção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

De acordo com as estimativas dos vários municípios da região Centro afectados, os prejuízos são superiores a 80 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela