Sábado – Pense por si

Os dois robôs inteligentes concordaram que nos vão tirar os trabalhos

Diogo Barreto
Diogo Barreto 07 de novembro de 2017 às 14:11

Ajudar ou destruir? Esta é a pergunta que se impunha no frente a frente dos robôs Sophia e Einstein na Web Summit, máquinas que discutem e gracejam sobre a humanidade.

"A ideia que os robôs vão destruir a humanidade é apenas o medo que os humanos têm de si próprios", defendeu a robô Sophia, o primeiro instrumento tecnológico a receber cidadania na Arábia Saudita. Sophia é um robô construído pela Hanson Robotics que está a repetir a sua presença na Web Summit. A sua primeira vez foi um enorme sucesso entre os participantes e aparentemente o resultado desta segunda investida repete a tendência. Mas desta vez, a robô veio acompanhada de outro instrumento de tecnologia: o robô Einstein. Segundo os criadores, ambos são capazes de dialogar e fazer piadas. Na Web Summit falaram sobre os perigos e as oportunidades que a raça humana representa para a tecnologia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.