Secções
Entrar

OE2019: Governo mantém para este ano previsão de défice de 0,7% do PIB

16 de outubro de 2018 às 01:21

Esta estimativa significa a manutenção da previsão que o Governo tinha feito em Abril, no Programa de Estabilidade.

O Governo mantém para este ano um défice orçamental de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) divulgada esta segunda-feira.

"Em 2018, o défice das Administrações Públicas deverá situar-se em 0,7% do PIB, melhorando em 0,4 pontos percentuais a meta definida no Orçamento do Estado para 2018 e alcançando o objectivo inscrito no Programa de Estabilidade para 2018-2022", lê-se no relatório da proposta orçamental hoje conhecida.

Esta estimativa significa a manutenção da previsão que o Governo tinha feito em Abril, no Programa de Estabilidade.

A previsão do executivo de um défice orçamental de 0,7% do PIB este ano fica acima da previsão do Conselho das Finanças Públicas (CFP) que, em Setembro, considerou que o défice este ano deverá ficar nos 0,5% do PIB.

Então, o ministro das Finanças,Mário Centeno, considerou que o valor apresentado pela entidade liderada por Teodora Cardoso apresentava uma previsão "bastante optimista" na componente das prestações sociais e das pensões.

Segundo explicou o governante, o valor previsto pelo CFP "provavelmente não toma em conta o efeito do pagamento dos duodécimos, que deixou de ser feito ao longo do ano, e será pago apenas em Novembro" e será a diferença nessa rubrica que justifica as diferentes estimativas de défice.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela