Secções
Entrar

Novo ano traz abrandamento da subida dos preços. Inflação desacelera para 1,9%

Negócios 30 de janeiro de 2026 às 11:18

Estimativa rápida do INE revela que, em janeiro, a subida dos preços de venda ao consumidor registou um alívio. Em comparação com o último mês de 2025, a taxa de inflação diminuiu três décimas. Alimentos deram uma ajuda para alívio registado no arranque do novo ano.

O primeiro mês de 2026 trouxe uma desaceleração na subida da taxa de inflação. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta sexta-feira, revela que a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) terá diminuído para 1,9% em janeiro. Em comparação com o mês anterior, a inflação abrandou três décimas, depois de ter .
frutas, legumes, alimentos, supermercado, hiper, comida Miguel Baltazar
"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do IPC terá diminuído para 1,9% em janeiro de 2026, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à observada no mês anterior", revela o boletim estatístico do INE. 
(Notícia em atualização)
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima