Moody's manteve inalterado rating de Portugal
Agência financeira não se pronunciou sobre Portugal, prolongando o rating de nível Ba1 ("lixo"), que situa a dívida portuguesa num nível especulativo
A agência de notação financeira Moody's manteve na sexta-feira inalterado o rating de Portugal em Ba1 ("lixo"), optando por não fazer uma nova avaliação.
Segundo um comunicado publicado na sexta-feira à noite no site da Moody's, a agência financeira não se pronunciou sobre Portugal, ao contrário do que era esperado, prolongando assim o rating de nível Ba1, que situa a dívida portuguesa num nível especulativo.
A Moody's dá actualmente à República Portuguesa um rating de Ba1 com perspectiva estável, estando agora previstos novos pareceres para os dias 5 de Maio e 1 de Setembro.
Esta posição surgiu um dia depois da agência de notação de crédito canadiana DBRS ter dito que uma possivél nacionalização do Novo Banco é um motivo para a deteriorização do rating da dívida pública portuguesa. A DBRS é a única agência entre aquelas que servem de referência ao Banco Central Europeu que coloca portugal acima da classificação de "lixo".
À SIC Notícias, uma fonte da agência mostrou-se céptica com a possibilidade da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu aprovarem a eventual nacionalização do Novo Banco.
Edições do Dia
Boas leituras!