
Garantia pública para jovens sobe preços das casas
Agência de notação financeira alerta para aumento da procura causado por medidas do Governo para facilitar acesso ao mercado.
Agência de notação financeira alerta para aumento da procura causado por medidas do Governo para facilitar acesso ao mercado.
A agência de ratings canadiana foi a primeira a pronunciar-se sobre a avaliação de Portugal este ano, colocando a notação soberana do país no quinto patamar mais elevado, assinalando a "notável redução da dívida pública" e o "forte desempenho orçamental".
Apesar dos afundanços na bolsa, analistas indicam que a economia norte-americana ainda pode recuperar, evitando repercussões na Europa.
O rácio da dívida pública caiu para 99,1% em 2023, destacou a agência, que antecipa uma continuação da trajetória de redução nos próximos anos, ainda que a um ritmo "mais lento".
A agência de notação financeira elevou em um nível a classificação da dívida soberana portuguesa, que está agora igual à da Moody’s e Fitch. Mas enquanto as restantes agências têm uma perspetiva 'estável' para a evolução da qualidade da dívida de longo prazo, a Standard & Poor's reiterou o seu "outlook" 'positivo', sinalizando assim que pode decidir em breve uma nova melhoria do "rating".
A Fitch justificou a decisão com a queda "sustentada" do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB) e a evolução do saldo orçamental.
Bancos europeus enfrentam "perspetivas desafiadoras" devido à "situação económica incerta" vivida em muitos países, indica ainda a agência de rating.
A agência de notação financeira Standard & Poor’s reviu em alta a classificação da dívida soberana, tendo mantido o "outlook" estável.
A agência de notação financeira canadiana, tradicionalmente a mais "benevolente" para Portugal, elevou esta sexta-feira o "rating" da dívida soberana portuguesa para A (low) de B (high).
A agência de notação financeira elevou a classificação da dívida soberana de Portugal, que fica agora igual à que é atribuída pela Fitch e pela S&P.
"Esta notícia foi inesperada e coloca desafios ao Novo Banco, visto que cria incerteza para o capital do banco", diz a agência de rating.
A agência de notação financeira, que tinha agendada para esta sexta-feira uma possível decisão sobre o rating e perspectiva de Portugal, preferiu não o fazer.
A agência de notação financeira pronunciou-se sobre a qualidade da dívida da República, cortando o outlook de positivo para estável, tal como a Fitch tinha feito há uma semana O rating de Portugal mantém-se dois níveis acima de lixo.
A agência de notação financeira pronunciou-se sobre a qualidade da dívida da República, cortando o outlook de positivo para estável. O rating de Portugal mantém-se dois níveis acima de lixo.
A agência de notação financeira reiterou o rating de Portugal em BBB e manteve a perspetiva positiva para a evolução da qualidade da dívida soberana.
A agência de notação financeira considera que o governo deverá conseguir resistir a pressões no sentido de aumentar a despesa pública nos próximos anos.