Secções
Entrar

Juros dos depósitos sobem pela primeira vez em quase dois anos

Jornal de Negócios 03 de dezembro de 2025 às 11:39

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias aumentou para 1,37% em outubro. É a primeira subida desde dezembro de 2023, após terem estagnado em setembro.

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo das famílias aumentou pela primeira vez em quase dois anos ao subir 0,03 pontos percentuais para 1,37% em outubro. A subida acontece depois de em setembro ter estagnado, pondo fim a uma descida que durava desde janeiro de 2024. O Banco de Portugal (BdP), que publicou estes dados esta quarta-feira, sinaliza que o montante de novas operações continuou a aumentar.
Banco de Portugal
Entraram nos depósitos a prazo de particulares 613 milhões de euros no mês passado, com o "stock" a totalizar 12.645 milhões de euros, ainda abaixo do máximo histórico de 13 mil milhões alcançado em maio deste ano. Nos novos depósitos com prazo até um ano a taxa de juro média até subiu para 1,37%, depois de ter atingido o pico em dezembro de 2023 nos 3% e ter caído de forma praticamente ininterrupta para 1,34% em agosto. Esta classe de prazo representou 96% dos novos depósitos em setembro. "No conjunto dos países da área do euro, a taxa de juro média dos novos depósitos aumentou 0,03 pp, para 1,81%. Portugal subiu uma posição no ranking, passando a apresentar a quinta taxa mais baixa da área do euro", refere o BdP.
taxa-juro-novos-depositos-a-prazo-particulares-area-euro
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela