Secções
Entrar

Investimento imobiliário em Portugal subiu 78% no 1.º semestre para 1.230 ME

Lusa 04 de agosto de 2025 às 09:15

De acordo com dados da consultora imobiliária CBRE o aumento foi "impulsionado por um conjunto de transações de elevado valor nos setores do retalho e da hotelaria --- que, há já três anos, se têm afirmado como os principais motores do investimento em Portugal".

O investimento imobiliário em Portugal subiu 78%, em termos homólogos, no primeiro semestre deste ano, para 1.230 milhões de euros, de acordo com dados da consultora imobiliária CBRE.

Em comunicado, a empresa disse que "o investimento imobiliário comercial em Portugal continua a demonstrar sinais claros de crescimento em 2025".

De acordo com a CBRE este aumento deve-se ao facto de, apesar de 2024 ter registado uma forte recuperação no investimento, "após um ano marcado pela desaceleração provocada pelo choque das taxas de juro, o primeiro semestre ainda apresentou níveis relativamente baixos de investimento quando comparado com o segundo semestre".

Por outro lado, "o primeiro semestre de 2025 registou um volume de investimento significativo, impulsionado por um conjunto de transações de elevado valor nos setores do retalho e da hotelaria --- que, há já três anos, se têm afirmado como os principais motores do investimento em Portugal", destacou a entidade, na mesma nota.

O grupo garantiu ainda que "acompanha de forma próxima e contínua a dinâmica do mercado de investimento em Portugal"

A previsão da CBRE no início de 2025 apontava para "um volume total de investimento em Portugal na ordem dos 2,5 mil milhões de euros, o que representaria um crescimento de cerca de 8% face a 2024".

No entanto, "com base no forte desempenho registado no primeiro semestre e nos projetos atualmente em comercialização, antecipamos que, com elevada probabilidade, o volume transacionado em 2025 venha a ultrapassar a projeção inicial, traduzindo-se num crescimento superior ao inicialmente estimado", indicou.

De acordo com os dados da CBRE, Portugal é um país "especialmente aberto a investimento estrangeiro e o imobiliário comercial não é exceção", sendo que, na última década, mais de três quartos do investimento em Portugal foi "levado a cabo por investidores internacionais".

Como tal, destacou, após o lançamento de um conjunto de inquéritos, verificou-se "o regresso do otimismo nos mercados de investimento imobiliário europeu, uma vez que mais de 90% dos investidores europeus esperam manter ou reforçar a sua atividade de aquisição este ano".

Além disso, segundo a CBRE, "Portugal está, pela primeira vez desde que se realiza este estudo, no top dos destinos de investimento europeu".

"O primeiro semestre de 2025 confirma a atratividade sustentada do mercado de imobiliário comercial em Portugal. Os investidores continuam a apostar em segmentos com fundamentos sólidos, como o retalho e a hotelaria, e beneficiam de condições de financiamento mais favoráveis. A maior liquidez nacional e o destaque europeu reforçam a confiança num segundo semestre ainda mais dinâmico", afirmou Francisco Horta e Costa, Managing Director da CBRE Portugal, numa declaração por escrito, enviada à Lusa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto