Secções
Entrar

Grupo Jerónimo Martins deve 27 milhões ao Estado

Diogo Barreto 14 de junho de 2022 às 09:08

Grupo retalhista recusa-se a pagar taxa que considera ser inconstitucional. Tribunal Constitucional já validou constitucionalidade da taxa.

A Jerónimo Martins nunca pagou a Taxa de Segurança Alimentar Mais (TSAM) e já acumulou uma dívida de 27 milhões de euros nos últimos dez anos,avança o Jornal de Notícias.

Pedro Soares dos Santos, jerónimo martins

De acordo com o diário, a taxa cobrada a grandes retalhistas e criada há precisamente dez anos pelo Governo de Passos Coelho, já rendeu 73 milhões de euros ao Estado. No entanto, o grupo Jerónimo Martins, detentor do Pingo Doce, Recheio e Hussel, tem recusado a cobrança e nunca efetuou qualquer pagamento, alegando que a taxa é inconstitucional.

A Jerónimo Martins, grupo liderado por Pedro Soares dos Santos, apresentou uma queixa na Comissão Europeia, em 2019, que ainda está em apreciação. O grupo Sonae MC tem pago a taxa, embora também discorde da cobrança e tenha apresentado impugnações anuais na Justiça.

O Tribunal Constitucional já se pronunciou a favor da constitucionalidade da taxa, mas o grupo Jerónimo Martins continua a impugná-la, apresentando "sistematicamente recurso, o qual tem efeito suspensivo, pelo que não é possível a aplicação da coima", garantiu aoJNfonte oficial do Ministério da Agricultura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela