Secções
Entrar

Governo estuda medidas para travar aumento dos preços em supermercados

SÁBADO 10 de março de 2023 às 11:22

Limites às margens de lucro e reduções temporárias do IVA para um cabaz de produtos estão a ser estudadas.

O Governo está a ponderar formas de atuar contra as margens de lucro de produtores, industriais e distribuidores perante aos aumentos dos preços verificados nos supermercados.

De acordo com o jornal Expresso, são medidas de caráter excecional e com caráter temporário. O Governo está a estudar um limite para as margens de lucro, semelhante ao ocorrido até 1984: existia um teto máximo de 15%.

Ojornal Correio da Manhãaponta que além dos limites, estão em cima da mesa estão reduções temporárias do IVA para um cabaz de produtos.

Esta quinta-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 17 processos-crime por especulação de preços em supermercados e hipermercados. Foram detetadas diferenças de 39% entre o preço afixado e disponibilizado ao consumidor e o pago em caixa.

Foram instaurados ainda 14 processos contraordenacionais, sendo as principais infrações detetadas o incumprimento à venda com redução de preços, a prática de ações comerciais enganosas, a falta de afixação de preços e a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem de produtos alimentares.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela