Secções
Entrar

Futebol Clube do Porto com lucro de €39 milhões na época 2024/2025

Jornal de Negócios 01 de outubro de 2025 às 11:49

A SAD portista inverteu as perdas registadas no ano anterior, que tinham sido na ordem dos 21 milhões de euros. Contenção nos custos permitiu equilibrar as contas apesar de a equipa principal ter ficado de fora da Liga dos Campeões.

A Futebol Clube do Porto SAD anunciou um resultado líquido consolidado de 39,24 milhões de euros para a época de 2024/2025, segundo a informação enviada nesta quarta-feira de manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
FC Porto anuncia lucro de 39 milhões, após contenção de custos
Este é, segundo o clube nortenho, o melhor resultado de sempre da SAD "sendo de notar que este resultado é alcançado numa época em que o clube participou na Liga Europa e não na Liga dos Campeões da UEFA, com uma diferença de receita e resultados de 47,85 milhões de euros", lê-se no relatório. Na época anterior, o . Excluindo as transferências de jogadores, o resultado operacional da FC Porto SAD foi de 2,44 milhões de euros, uma evolução positiva face aos 1,96 milhões de euros de prejuízo de resultado operacional na época anterior. O clube informa que os proveitos operacionais foram de 149,54 milhões de euros, o que representa uma quebra de 14% face à época de 2023/2024, um recuo que se justifica acima de tudo pela não participação na Liga dos Campeões. Ainda assim, os "azuis e brancos" fizeram um encaixe de 17 milhões de euros com a participação no Campeonato do Mundo de Clubes.  Já as receitas com a cedência de passes de jogadores foi de 171,50 milhões de euros, sendo o balanço positivo em 100,43 milhões de euros. O clube destaca as vendas dos jogadores Evanilson, Galeno e Nico González "por valores muito significativos" O clube conseguiu operar uma redução nos custos operacionais na ordem dos 29,36 milhões de euros, o que representa uma redução de 17% face à época anterior. A SAD do Porto destaca ainda no relatório a parceria com a Ithaka "que resultou na venda de 30% dos direitos económicos da Porto StadCo, por 65 milhões de euros (com potencial de atingir um valor total de 100 milhões de euros)". No comunicado enviado à CMVM, o presidente dos "dragões", André Villas Boas, admite que a época desportiva ficou "aquém das expectativas e dos pergaminhos do FC Porto". Já sobre o desempenho financeiro, o líder portista destaca que "definimos e cumprimos objetivos de redução significativa de custos: em recursos humanos, incluindo os custos com o Conselho de Administração; em fornecimentos e serviços externos, incluindo despesas de representação; e em custos financeiros, na sequência do refinanciamento da dívida em condições mais favoráveis". Entre os chamados "três grandes" do futebol português, o para a época de 2024/2025 e o .
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela