Secções
Entrar

Fundos da Transição Justa financiam hotéis de luxo no Alentejo

Negócios 08 de outubro de 2025 às 10:05

Dos 99 milhões de euros destinados a compensar o impacto do fecho da central a carvão, quase 20 milhões vão para projetos turísticos em Grândola e Santiago do Cacém.

O Fundo para a Transição Justa (FTJ), criado pela União Europeia para apoiar regiões afetadas pelo encerramento de atividades poluidoras, como a central a carvão de Sines, vai ser usado para financiar hotéis de luxo em vez de projetos ligados à reconversão profissional de ex-trabalhadores, de incentivo à instalação na região de projectos que, entre outras prioridades, promovessem a redução de emissões, as energias renováveis, a eficiência energética ou a mobilidade sustentável, noticia o .
central termoelétrica de Sines
Segundo a lista de candidaturas aprovadas no âmbito do programa Alentejo 2030, cerca de 19 milhões de euros dos 99 milhões atribuídos ao Alentejo Litoral destinam-se à construção de unidades hoteleiras em Grândola e Santiago do Cacém. Entre os beneficiários estão um hotel de quatro estrelas em Santo André e dois hotéis rurais de cinco estrelas em Melides e Santiago do Cacém, apresentados como empreendimentos sustentáveis.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela