Secções
Entrar

FMI prevê crescimento da economia mundial em 3,9%

22 de janeiro de 2018 às 14:35

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais optimista e espera agora que a economia mundial cresça 3,9% em 2018 e 2019, mais 0,2 pontos percentuais do que estimou anteriormente, influenciado pelo "bom momento" do ano passado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais optimista e espera agora que a economia mundial cresça 3,9% em 2018 e 2019, mais 0,2 pontos percentuais do que estimou anteriormente, influenciado pelo "bom momento" do ano passado.

Na actualização aoWorld Economic Outlook (relatório das previsões económicas mundiais) divulgado hoje, o FMI melhorou também a estimativa para 2017, antevendo agora que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial tenha crescido 3,7% no conjunto do ano passado (mais 0,1 pontos percentuais do que o estimado em Outubro).

Nesse sentido, a instituição liderada por Christine Lagarde deixa um conselho: o ciclo económico é "uma oportunidade ideal para avançar com reformas" e que são "prioritárias" para todas as economias de modo a "impulsionar o produto potencial e para fazer com que o crescimento seja mais inclusivo".

"É expectável que o momento forte que se viveu em 2017 se mantenha em 2018 e 2019", afirma a instituição, explicando que a revisão em alta se deve à actividade económica das economias avançadas, onde se estima que o crescimento "exceda os 2% em 2018 e 2019".

A estimativa do FMI reflecte a expectativa de que as condições financeiras globais favoráveis e o sentimento económico forte "vão manter a recente aceleração na procura, especialmente no investimento, com um impacto notório no crescimento das economias exportadoras".

Além disso, acrescenta a instituição sediada em Washington, a reforma fiscal nos Estados Unidos e os estímulos fiscais associados deve "aumentar temporariamente" o crescimento económico do país, com impacto também nos parceiros comerciais do país, especialmente Canadá e México, durante esse período.

Nesse sentido, o crescimento económico dos Estados Unidos foi revisto em alta de 2,3% para 2,7% em 2018 e de 1,9% para 2,5% em 2019.

O FMI melhora também as estimativas de crescimento da zona euro em 0,3 pontos percentuais este ano e no próximo, estimando agora que a economia do conjunto dos países da moeda única europeia cresça 2,2% e 2% respectivamente, abrandando face à subida de 2,4% estimada para o ano passado.

A previsão de crescimento económico do Japão também foi revista em alta para 1,2% em 2018 (mais 0,5 pontos percentuais do que o previsto anteriormente) e para 0,9% em 2019 (mais 0,1 pontos).

A estimativa do crescimento agregado nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento para 2018 e 2019 manteve-se inalterada nos 4,9% e 5%, respectivamente, depois de um crescimento de 4,7% em 2017, embora existam "fortes diferenças" entre regiões (prevendo-se um crescimento de 6,5% na Ásia emergente e de 1,9% na América Latina este ano), afirma o FMI.

As economias do Médio Oriente, do norte de África, do Afeganistão e do Paquistão também deverão recuperar em 2018 e 2019, mas a um ritmo que continua limitado em torno dos 3,5%.

O FMI alerta ainda para os riscos a estas previsões no médio prazo: pelo lado positivo, a recuperação económica pode ser mais forte do que o esperado; pelo negativo, está a possibilidade de um aumento mais rápido do que o previsto da inflação e das taxas de juro nas economias avançadas, bem como a tensão geopolítica e as crises institucionais em algumas partes do mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela