Secções
Entrar

Falta de interessados em concursos atrasa entrega de milhares de casas do 1.º Direito

Jornal de Negócios 21 de maio de 2025 às 09:05

A entrega de milhares de habitações ao abrigo do programa 1.º Direito está atrasada devido ao facto de vários concursos públicos terem ficado desertos, bem como derrapagens nos prazos para consignações e de execução das obras de construção.

No ano passado ficaram por entregar quase 75% das casas previstas no âmbito do programa 1.º Direito, noticia esta quarta-feira o jornalPúblico.

casas habitação rendas lisboa euribor predios

Os motivos apontados passam pela falta de interesse de construtoras, com vários concursos a ficarem desertos, bem como atrasos quer na consignação quer na própria execução das obras.

Com base nos dados da Conta Geral do Estado de 2024, o jornal refere que apenas foram entregues 1.850 das sete mil casas previstas.

O programa 1.º Direito, criado em 2018 pelo Governo de António Costa destina-se a proporcionar habitação a famílias carenciadas ou que vivem em condições indignas. Em 2021, este programa foi integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando previsto que até final de 2026 sejam entregues 26 mil habitações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela