Secções
Entrar

Emirados Árabes Unidos acabam formalmente com boicote a Israel

29 de agosto de 2020 às 12:20

Na segunda-feira, o primeiro voo comercial direto da principal companhia aérea de Israel, El Al, é esperado em Abu Dhabi, transportando autoridades dos EUA e israelitas.

O atual governante dos Emirados Árabes Unidos emitiu um decreto que encerra formalmente o boicote do país a Israel, num acordo intermediado pelos EUA para normalizar as relações entre os dois países.

Segundo a agência Associated Press (AP), o acordo, que abriu relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, foi anunciado em 13 de agosto e exigiu que Israel parasse com o seu objetivo de anexar terras ocupadas da Cisjordânia procuradas pelos palestinos.

A agência de notícias estatal WAM disse que a medida que acabou formalmente com o boicote foi feita por ordem de Khalifa bin Zayed Al Nahyan, o governante de Abu Dhabi e líder dos Emirados.

A WAM disse que o novo decreto permite que empresas israelitas façam negócios nos Emirados Árabes Unidos, bem como a compra e o comércio de mercadorias israelitas.

"O decreto resulta dos esforços dos Emirados Árabes Unidos para expandir a cooperação diplomática e comercial com Israel", disse a WAM, referindo que o documento estabelece "um roteiro para o lançamento da cooperação conjunta, levando às relações bilaterais, estimulando o crescimento económico e promovendo a inovação tecnológica".

Na segunda-feira, o primeiro voo comercial direto da principal companhia aérea de Israel, El Al, é esperado em Abu Dhabi, transportando autoridades dos EUA e israelitas, incluindo o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner.

O decreto elimina formalmente uma lei de 1972 dos Emirados Árabes Unidos, que espelhava a postura amplamente defendida pelas nações árabes naquela época de que o reconhecimento de Israel só viria depois que os palestinos tivessem um estado independente próprio.

Os Emirados Árabes Unidos estão a tornar-se a terceira nação árabe, depois do Egito e da Jordânia, a ter atualmente relações diplomáticas com Israel.

No entanto, embora a desconfiança pública generalizada de Israel persista nessas nações, os Emirados Árabes Unidos nunca travaram uma guerra contra Israel.

Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos mantiveram conversações tranquilas com Israel e permitiram que israelitas com segundo passaporte entrassem no país para comércio e negociações.

O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, tem sido o governante dos Emirados Árabes Unidos desde que Xeque Khalifa, que mantém ainda o título de presidente, sofreu um derrame a 24 de janeiro de 2014 e foi submetido a uma cirurgia de emergência.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela