Secções
Entrar

Chineses são os turistas que mais gastam em Portugal

16 de março de 2018 às 21:49

O Governo quer duplicar a receita proveniente do turismo no prazo de dez anos, apostando na "autenticidade e na hospitalidade" da oferta nacional.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse hoje, em Lisboa, que o Governo quer duplicar a receita proveniente do turismo no prazo de dez anos, apostando na "autenticidade e na hospitalidade" da oferta nacional.

1 de 3
Foto: Horacio Villalobos - Corbis/Corbis via Getty Images
Foto: Horacio Villalobos - Corbis/Corbis via Getty Images
Foto: Horacio Villalobos - Corbis/Corbis via Getty Images

"Os números são óptimos, quase que não podíamos ambicionar melhor receita em 2017, está a crescer ao dobro do ritmo da procura turística. O objectivo é duplicar a receita em dez anos", disse Ana Mendes Godinho, durante a sua intervenção no Summit Shopping, Tourism e Economy Lisbon.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, o Governo tem estado a monitorizar o projecto lançado para alcançar o objectivo proposto, que tem como prioridades "crescer em valor", chegando "aos mercados que voam nas diversas alturas do ano", não perdendo activos como a "autenticidade e hospitalidade".

"Não podemos baixar os braços, nem diminuir a energia com que estamos a trabalhar. Os nossos desafios têm sido trabalhar muito a nível das ligações aéreas para garantir que estamos ligados ao mundo, facilitar os vistos, trabalhar ao nível dos sistemas de pagamento e tentar captar investimento de luxo para Portugal", referiu.

Ana Mendes Godinho defendeu ainda que a ambição é "liderar o turismo" mundial, tendo como lema: "Cada vez que alguém no mundo pense em turismo, pense em Portugal".

A secretária de Estado lançou ainda um desafio à plateia, para que, no prazo de seis meses, seja discutido um plano de acção para a área de 'shopping' (compras).

"Pensemos também o 'shopping' no mercado ibérico, sem fronteiras, para que os mercados longínquos vejam a Ibéria como um destino de 'shopping'", concluiu.

O evento, a decorrer durante o dia de hoje em Lisboa, pretende analisar a situação actual do turismo de qualidade e de compras em Portugal, "o país europeu que mais cresceu em 'tax free shopping' em 2017, ao registar um aumento de 36%, com os turistas extracomunitários a gastarem num dia de compras o mesmo que os europeus numa semana", segundo a organização.

"Os chineses, com um valor médio de compras de 642 euros/dia, são os turistas que mais gastam em Portugal, seguidos pelos norte-americanos (506 euros) e angolanos (252 euros)", lê-se na informação disponibilizada pelos responsáveis do Summit Shopping, Tourism & Economy Lisbon 2018.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela