Secções
Entrar

China justifica inquérito 'antidumping' a empresas europeias com "precipitação" de Bruxelas

Lusa 22 de agosto de 2024 às 12:11

O anúncio do inquérito sobre os produtos lácteos europeus ocorreu um dia depois de a Comissão Europeia ter ajustado as taxas punitivas propostas sobre as importações de veículos elétricos oriundos da China.

A China justificou esta quinta-feira a sua investigação 'antidumping' contra as importações de produtos lácteos da União Europeia, argumentando que foi iniciada "a pedido da indústria nacional chinesa" em resposta à "iniciativa precipitada" da Comissão Europeia sobre veículos elétricos chineses.

REUTERS/Florence Lo

"De acordo com a legislação chinesa e as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), as indústrias nacionais têm o direito de apresentar pedidos de medidas comerciais para salvaguardar a concorrência no mercado e os seus próprios direitos legítimos", disse o porta-voz do ministério do Comércio, He Yadong, em conferência de imprensa.

O porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, disse que "foram iniciadas consultas prévias após a receção do pedido, em conformidade com os procedimentos legais", "analisando as provas apresentadas pelos requerentes". "O pedido dos empregadores chineses preenche as condições para a apresentação de um inquérito 'antidumping' (venda abaixo do custo de produção) e é por isso que está a ser feito", acrescentou.

De acordo com o porta-voz, o inquérito é "aberto e transparente" e tem por objetivo "proteger os direitos de todas as partes interessadas".

O anúncio do inquérito da China sobre os produtos lácteos europeus ocorreu um dia depois de a Comissão Europeia ter ajustado as taxas punitivas propostas sobre as importações de veículos elétricos oriundos da China. Os inquéritos da China centrar-se-ão nos produtos importados entre abril de 2023 e março de 2024 e nos "danos" que estas compras causaram ao setor chinês entre 2020 e 2024.

O processo analisará os produtos lácteos, como o queijo fresco, o requeijão e as natas, e os efeitos dos programas de subsídios aos produtos lácteos na Irlanda, Áustria, Bélgica, Itália, Croácia, Finlândia, Roménia e República Checa. De acordo com o pedido dos empregadores chineses, os produtos objeto de investigação receberam subsídios da UE e dos governos dos seus Estados-Membros, tendo algumas empresas de lacticínios da UE beneficiado de um total de 20 subsídios.

Em maio, a imprensa estatal chinesa previu possíveis retaliações contra as taxas europeias, incluindo investigações 'antidumping' sobre a carne de porco proveniente da Europa, que já se tornaram realidade, e contra os produtos lácteos. Em julho, Bruxelas propôs a imposição de taxas punitivas sobre os veículos elétricos chineses, considerando, após uma investigação de meses, que a sua penetração no mercado europeu prejudica os produtores da UE.

Na passada terça-feira, a Comissão Europeia ajustou a sua proposta de imposição de taxas sobre as importações de veículos elétricos chineses para a UE para 36,3%, contra o máximo de 37,6% proposto em julho.

A taxa máxima de 36,3% para combater estas práticas comerciais desleais, que será acrescentada à tarifa habitual de 10% sobre os veículos elétricos chineses, aplicar-se-á à empresa chinesa SAIC e a todas as empresas não incluídas nas investigações que não tenham cooperado com a investigação da UE.

Serão impostas taxas de 17% e 19,3% à BYD e à Geely, respetivamente. Estes valores são ligeiramente inferiores aos propostos em julho (17,4% e 19,9%), na sequência de uma correção dos cálculos durante a fase de consulta com as empresas.

Os fabricantes chineses que colaboraram no inquérito, mas que não foram incluídos no mesmo, serão sujeitos a uma taxa adicional de 21,3%, ligeiramente superior aos 20,8% sugeridos na primeira proposta de taxas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela