Secções
Entrar

CGTP reivindica melhores empregos com melhores salários

07 de fevereiro de 2018 às 17:55

O INE divulgou a taxa de desemprego de 2017, que desceu 2,2 pontos percentuais face a 2016 para os 8,9%, abaixo da estimativa do Governo de 9,2%.

A CGTP defendeu esta quarta-feira a necessidade de criação de emprego de qualidade e da melhoria dos salários, a acompanhar o decréscimo do desemprego, anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

1 de 4
Foto: Sábado
OCDE quer despedimentos mais fáceis e salário mínimo congelado
Foto: Sábado
Salário mínimo nacional aumenta em Outubro
Foto: Sábado
Foto:  iStockphoto

O INE divulgou hoje a taxa de desemprego de 2017, que desceu 2,2 pontos percentuais face a 2016 para os 8,9%, abaixo da estimativa do Governo de 9,2%.

"Os dados do INE divulgados hoje indicam que o desemprego desceu em 2017, mas existem ainda 462,8 mil desempregados no nosso país e a taxa de desemprego continua elevada, situando-se nos 8,9% da população activa. No entanto, o quadro real do desemprego e da subutilização da força de trabalho só fica completo com a inclusão dos desencorajados, do subemprego a tempo parcial e dos inactivos indisponíveis", considerou a CGTP num comunicado.

A central sindical reconheceu que estão a ser criados empregos, mas salientou que "a precariedade dos vínculos não mostra sinais de descida".

"No conjunto do ano, 868,4 mil trabalhadores tinham contratos não permanentes, não descendo a incidência abaixo dos 22%. Acresce que 80% dos novos contratos celebrados nos primeiros três trimestres de 2017 assentaram em vínculos precários, conforme mostram os dados oficiais do Fundo de Compensação do Trabalho", refere a Intersindical na nota de imprensa.

A Inter refere ainda que "ao contrário do que seria necessário, o ano de 2017 não foi um ano de valorização dos salários".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela