Secções
Entrar

BYD vende 4,6 milhões de carros num ano mas ritmo de crescimento está a abrandar

01 de janeiro de 2026 às 21:49

Marca voltou a bater um novo recorde de vendas fora da China. Mas a maior concorrência no mercado doméstico está a fazer-se sentir no crescimento da marca.

A BYD, fabricante chinês de automóveis e que está a afirmar-se também na Europa, terminou o ano de 2025 com vendas de 4,6 milhões de unidades nos diferentes mercados onde opera. Este novo máximo para a marca tem, no entanto, nuances.
BYD enfrenta abrandamento do crescimento, apesar de vender milhões de carros
O valor representa um aumento de vendas anuais de 7,7% para a fabricante chinesa, mas este é o ritmo de crescimento mais baixo dos últimos cinco anos. De recordar que a marca terminou o ano de 2023 com um crescimento anual de 62% e o ano de 2024 com um crescimento de 41%. Além disso, a marca terminou o ano em queda, ao registar 414 mil vendas durante o mês de dezembro, menos 18% do que em igual período de 2024. A empresa tem enfrentado mais concorrência no mercado interno, com destaque para as marcas Geely, Leapmotor e Xiaomi, ao passo que a guerra tarifária deixou a fabricante numa posição mais vulnerável, sobretudo relativamente ao continente europeu. E foi o próprio presidente executivo da BYD, Wang Chuanfu, quem no início de dezembro admitiu que a vantagem tecnológica que a marca tinha para outros fabricantes está a diminuir, sublinha a . Ainda assim, a BYD tem conseguido bons resultados a nível internacional. No ano passado, a marca vendeu 1,05 milhões de carros fora da China – um aumento de 150% – e, em dezembro, as vendas internacionais foram de 133 mil unidades, o que representa uma subida de 133% face a igual período do ano anterior. Já no global, dos 4,6 milhões de carros vendidos, 2,26 milhões são carros 100% elétricos, o que coloca a empresa chinesa como uma das marcas de referência na mobilidade elétrica, taco a taco com a norte-americana Tesla. O número de carros vendidos permitiu à empresa cumprir o objetivo traçado para 2025, mas importa salientar que, em setembro, a BYD tinha revisto em baixa as metas de venda para esse ano.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela