Secções
Entrar

Bolsas europeias dão sinais de recuperar

28 de junho de 2016 às 10:09

Em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a avançar 1,94%, negociando nos 2.749,64 pontos

As bolsas europeias seguem hoje com fortes ganhos, dois dias depois terem sido surpreendidas com os resultados do referendo britânico que deu vitória à saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

Cerca das 08:30 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a avançar 1,94%, negociando nos 2.749,64 pontos.

As principais bolsas europeias seguiam a negociar entre os ganhos de Madrid de 2,10% e os de Frankfurt, de 1,83%.

Londres, por sua vez, seguia a avançar 2,09%, para 6.107,30 pontos, e Lisboa avançava 1,83%, para 4.337,95 pontos.

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em agosto, abriu hoje também em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 47,90 dólares, mais 1,1% do que no fecho da sessão anterior.

O euro, por sua vez, subia no mercado de divisas de Frankfurt e às 06:00 trocava-se a 1,1060 dólares, face aos 1,0973 dólares a que se trocava na segunda-feira às 15:00.

O BCE volta hoje a reunir em Sintra algumas das mais influentes personalidades do mundo da política monetária para debater o futuro económico, monetário e financeiro internacional no rescaldo do 'Brexit'.

O presidente do BCE, Mario Draghi, deu já início aos trabalhos, com um discurso num jantar de boas-vindas às dezenas de economistas e responsáveis internacionais que participam no 'ECB Forum on Central Banking', onde assumiu "tristeza" pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Dedicado este ano ao 'Futuro da arquitectura monetária e financeira internacionais", o Fórum do BCE juntará várias personalidades com responsabilidades políticas, poucos dias depois de o Reino Unido ter decidido, na quinta-feira, deixar a União Europeia.

Os eleitores britânicos decidiram quinta-feira passada que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

O Conselho Europeu também se reúne hoje e quarta-feira em Bruxelas para analisar os cenários pós-Brexit.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela