Secções
Entrar

Bezos e Musk em guerra por causa de satélites de Internet

Diogo Barreto 27 de janeiro de 2021 às 17:35

A SpaceX quer baixar a altitude dos seus satélites. A Amazon assegura que esta decisão iria prejudicar os seus satélites. Empresas estão a ser ouvidas pelos reguladores.

Os dois homens mais ricos do mundo estão a lançar-se farpas mutuamente por causa da Internet. Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (Tesla e SpaceX) estão a responder perante os reguladores federais dos Estados Unidos devido aos projetos de satélites de Internet que as suas empresas estão a desenvolver.

Sábado

Atualmente a SpaceX está a tentar receber autorização da Federal Communications Commission (FCC) para que os satélites Starlink (que ajudam a divulgar os sinais de Internet) se movessem para uma altitude mais baixa. Mas Bezos não gostou da ideia e afirmou que esta medida pode interferir com os satélites da Amazon.

Os satélites Starlink são um projeto da SpaceX que tem vindo a lançar vários satélites para o espaço. O objetivo é ter mais de 30 mil unidades a fornecer Internet de alta velocidade a milhões de utilizadores pelo mundo inteiro. Atualmente tem mais de mil em órbitra. Mas agora David Goldman, o diretor da SpaceX, pediu à FCC autorização para  baixar os satélites para altitudes menores.

O diretor da Amazon não ficou satisfeito e afirmou que se esta medida for aprovada, pode interferir com os satélites Kuiper, cujo objetivo também é fornecer Internet a milhões em todo o mundo. No entanto, o projeto está mais atrasado do que o de Musk, mas foi desenhado para não interferir com os satélites Starlink. Agora que a SpaceX está a pensar em mudar a altitude dos seus satélites, a Kuiper teme riscos no ambiente espacial devido às maiores hipóteses de colisões entre satélites e a possibilidade de interferências nos sinais.

O presidente da Amazon quer que a FCC estabeleça um limite mínimo de altitude a que os satélites devem estar. Num documento citado pelos meios de comunicação norte-americanos, a assessoria jurídica da Amazon escreve: "A SpaceX indicou ser capaz de manter o seu sistema operacional desde que não exceda os 580 km de altitude.  E não demonstrou o porquê desta condição não poder já estar em vigor".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela