Secções
Entrar

Banco de Portugal alerta para fraude através das redes sociais

Jornal de Negócios 29 de março de 2021 às 10:20

O banco central emitiu um comunicado a avisar para a atuação fradulenta de vários perfis nas redes sociais, como no Facebook, que dizem conceder crédito de forma facilitada.

O Banco de Portugal está a alertar para um movimento nas redes sociais, em especial no Facebook, de perfis falsos -coletivos ou singulares - que estão, de forma sucessiva, a conceder crédito de forma facilitada, exigindo, como contrapartida, o pagamento de valores monetários recorrendo as falsas justificações.

De acordo com um comunicado, o banco central diz que "tem tomado conhecimento de diversas situações em que pessoas coletivas ou singulares propõem ao público, através das redes sociais, em especial do Facebook, a suposta concessão de empréstimos, exigindo, como contrapartida, o pagamento de valores monetários recorrendo as falsas justificações".

"Normalmente, estas entidades afirmam conceder empréstimos, rapidamente, sem formalidades complexas, sem a prestação de garantias, com discrição e a todas as pessoas, mesmo àquelas que não conseguem obter crédito junto do sistema financeiro", acrescenta.

Utilizador acede ao Facebook no telemóvel
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela