Secções
Entrar

Aprovada nova audição de António Domingues

29 de junho de 2017 às 19:46

Aguiar-Branco comprometeu-se a tentar agendar a audição para a próxima semana

A segunda comissão parlamentar de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) aprovou esta quinta-feira o pedido do PSD para ouvir novamente o ex-presidente do banco público, António Domingues, com PS e PCP a absterem-se na votação.

O presidente da comissão, o social-democrata Aguiar-Branco, comprometeu-se a tentar agendar a audição para a próxima semana, entre quarta e sexta-feira.

De acordo com o requerimento do PSD, o pedido de nova audição é justificado "face às manifestas contradições entre os depoimentos do dr. António Domingues e dos membros do Governo" ouvidos na Comissão.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, foram os únicos membros do Governo ouvidos na comissão que tem por objecto apurar a actuação do actual Governo na nomeação, gestão e demissão da anterior administração da CGD.

A comissão aprovou ainda, por unanimidade, um requerimento do Bloco de Esquerda para formular perguntas por escrito à consultora McKinsey, que apoiou Domingues nas negociações com Bruxelas ainda antes de assumir o cargo.

Aguiar-Branco fixou até terça-feira de manhã o prazo para que sejam enviadas as perguntas à consultora, à qual será pedida uma resposta em cinco dias.

O BE abdicou dos requerimentos anteriormente entregues para que fossem ouvidos pela comissão Elsa Roncon, ex-directora-geral do Tesouro e Finanças, e Francisco Sá Carneiro, advogado da CS Associados.

O coordenador do PS na comissão, o deputado João Paulo Correia, alertou que o mandato desta termina a 11 de Julho, mas não ficou ainda decidido se irá ser solicitada uma suspensão ou prorrogação dos trabalhos.

Um dos pontos centrais desta comissão de inquérito, pedida potestativamente (de forma obrigatória) por PSD e CDS-PP, é apurar se "é verdade ou não que o ministro [das Finanças] negociou a dispensa da apresentação da declaração de rendimentos [de António Domingues]", o que foi sempre negado pelo Governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela