Secções
Entrar

Ações do Benfica afundam 5,5% após detenção de Vieira. É a maior queda em 15 meses

Jornal de Negócios 07 de julho de 2021 às 17:40

As ações do clube da Luz terminaram o dia com uma queda de mais de 5% na sequência da detenção do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

As ações do Sport Lisboa e Benfica SAD terminaram a sessão desta quarta-feira a afundar 5,52% para os 2,911 euros, tendo afundado as perdas depois da detenção do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, que aconteceu na sequência das buscas realizadas hoje.

Esta foi a maior queda diária em bolsa registada pelo clube da Luz desde abril do ano passado. Apesar da queda volumosa, foram negociadas apenas 1.324 ações nesta quarta-feira, um valor que fica aquém da média diária dos últimos nove meses de 3.085 títulos que trocaram de mãos. 

Os títulos dos encarnados abriram o dia a cair, mas foram afundando as perdas à medida que as notícias sobre as buscas ao presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foram saíndo. 

Primeiro, ainda da parte da manhã, o jornal Sol avançou com as buscas a Vieira e ao empresário José António dos Santos, conhecido como "o rei dos frangos", levando as ações do Benfica a caírem em torno dos 4%. Depois, com as notícias da detenção, avançadas pela RTP e pela SIC, os títulos agravaram a desvalorização para a casa dos 5%.

Ao contrário do que ocorre com a negociação das ações dos outros dois clubes portugueses em bolsa, o Porto e o Sporting, as ações do Benfica são transacionadas em mercado contínuo na Euronext Lisboa (entre as 8h e as 16h30). Já os títulos dos "leões" e dos "dragões" negoceiam por chamada, em dois momentos do dia (às 10h30 e às 15h30).

Em causa estão suspeitas de burla qualificada ao Fundo de Resolução, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Estará também em causa para Luís Filipe Vieira uma investigação de abuso de confiança, que estará relacionada com a venda de capital da SAD do Benfica. Segundo apurou o Negócios, estarão também a haver buscas na SAD.

Já José António dos Santos é o principal acionista individual da SAD, com 12,7%. Em 2017, o presidente da Valouro comprou ações da SAD à Somague e ao Novo Banco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela