Secções
Entrar

Meta vai excluir os australianos com menos de 16 anos do Instagram e do Facebook a 4 de dezembro

Lusa 20 de novembro de 2025 às 08:24

Os adolescentes poderão aceder às suas contas "exatamente como as deixaram" quando atingirem os 16 anos, garantiu a Meta.

A Meta vai excluir os australianos com menos de 16 anos do Facebook e do Instagram a partir de 4 de dezembro, antes da entrada em vigor da lei radical que proíbe os adolescentes de acederem às redes sociais.
Instagram AP Photo/Michael Dwyer, File
"A partir de hoje, a Meta vai notificar os utilizadores australianos que têm entre 13 e 15 anos de que perderão o acesso ao Instagram, Threads e Facebook", anunciou hoje o grupo americano numa nota de imprensa. "A Meta começará a bloquear novas contas de menores de 16 anos e a revogar os acessos existentes a partir de 4 de dezembro, e prevê eliminar todas as contas conhecidas de menores de 16 anos até 10 de dezembro", adianta o comunicado. Os adolescentes poderão aceder às suas contas "exatamente como as deixaram" quando atingirem os 16 anos, garantiu a Meta. A partir de 10 de dezembro, a Austrália vai obrigar, mediante uma lei que entrará em vigor a 10 de dezembro, as plataformas de redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e TikTok, a remover os utilizadores com menos de 16 anos, caso contrário, estarão sujeitas a pesadas multas. "Partilhamos o objetivo do governo australiano de criar experiências online seguras e apropriadas à idade, mas afastar os adolescentes dos seus amigos e das suas comunidades não é a solução", argumentou o grupo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela