Secções
Entrar

INE confirma que taxa de inflação homóloga desacelerou para 3,1% em julho

Lusa 10 de agosto de 2023 às 14:04

A desaceleração está "parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas".

A taxa de inflação homóloga recuou para 3,1% em julho, ficando 0,3 pontos percentuais abaixo do registado em junho, confirmou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

iStockphoto

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje avançada pelo INE coincide, com o arredondamento a uma casa decimal, com o valor da estimativa rápida divulgada em 31 de julho.

De acordo com o instituto estatístico, a desaceleração está "parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas".

No mês em análise, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 4,7%, contra 5,3% em junho.

A variação do índice relativo aos produtos energéticos atingiu os -14,9% (-18,8% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 6,8%, face aos 8,5% do mês anterior.

Em julho, a variação mensal do IPC foi de -0,4% (0,3% no mês precedente e nula em julho de 2022), enquanto a variação média nos últimos 12 meses foi de 7,3%, contra 7,8% no ano terminado em junho.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 4,3%, 0,4 pontos percentuais abaixo do registado no mês anterior e inferior em 1,0 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a zona euro (em junho, esta diferença foi 0,8 pontos percentuais).

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 6,2% em julho (6,9% em junho), superior à taxa inferior para a zona euro (estimada em 6,6%).

Os dados hoje divulgados pelo INE apontam ainda que o IHPC registou uma variação mensal de -0,4% (0,4% no mês anterior e nula em julho de 2022) e uma variação média dos últimos 12 meses de 8,0% (contra 8,4% no mês precedente).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela