Sábado – Pense por si

Sporting de Braga e Marítimo resolvem eliminatórias em "casa"

As duas equipas empataram na primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa

O Sporting de Braga, que empatou na Suécia com o AIK (1-1), e o Marítimo, que na Bulgária não saiu do "nulo" com o Botev Plovdiv, conseguiram bons resultados na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Na primeira mão, um golo de Raúl Silva, aos 11 minutos, adiantou os minhotos, que viram Sundgren empatar de penalti sete minutos depois, enquanto o Marítimo não saiu do nulo em casa dos búlgaros.

Ambas as equipas procuram confirmar o acesso ao "play-off" em casa, no jogo da segunda mão, marcado para 3 de Agosto.

Noutros resultados, os holandeses do PSV protagonizaram a maior surpresa, ao perderem em casa com os croatas do Osijek, que celebraram uma vitória graças a um golo solitário de Barisic, de penálti, aos 57 minutos.

Na Roménia, o AC Milan, com André Silva a partir dos 66 minutos, bateu o Universitatea Craiova por 1-0, graças a um golo do reforço alemão Ricardo Rodríguez, enquanto Leighton Baines evitou males maiores para o Everton, que a jogar em casa, e com Rooney a titular no regresso, venceu por 1-0 os eslovacos do Ruzomberok.

Um golo do ex-Boavista Rivaldinho, agora ao serviço do Dínamo Bucareste, permitiu aos romenos evitar a derrota em casa, frente ao Athletic Bilbau, que se tinha adiantado por Laporte, enquanto um bis de Sankharé, do Bordéus, 'abateu' as esperanças dos húngaros do Videoton (2-1).

Na Lituânia, o Sudova bateu o Sion, da Suíça, por 3-0, enquanto os escoceses do Aberdeen venceram por 2-1 o Apollon Limassol, clube cipriota que fez alinhar o português João Pedro e que chegou ao golo pelo ex-Olhanense Jander Santana.

O Marselha, com Rolando a titular, venceu por 4-2 os belgas do Oostende, com o reforço Valérie Germain, contratado ao Mónaco de Leonardo Jardim, a assinar um 'hat-trick', enquanto um golo de penalti de Molins deu um triunfo magro aos gregos do Panathinaikos frente ao Qabala (Azerbaijão).

Com Luís Neto a titular, o Zenit venceu o Bnei Yehuda em Israel, com golos de Criscito e Kokorin, enquanto Mesca foi titular no AEL Limassol que não saiu do nulo em casa do Áustria Viena e o Estrela Vermelha venceu o Sparta de Praga em casa por 2-0.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.