Sábado – Pense por si

Sobrevivente da tragédia da Chapecoense com regresso marcado

Alan Ruschel vai voltar a jogar contra o FC Barcelona

O futebolista brasileiro Alan Ruschel, que em Novembro de 2016 foi um dos seis sobreviventes do desastre de avião que vitimou grande parte do plantel da Chapecoense, vai voltar a jogar contra o FC Barcelona.

Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel
Alan Ruschel

"A Associação Chapecoense de Futebol informa que, após uma decisão conjunta da direcção, do departamento de futebol e do próprio atleta - que se apresenta apto para actuar -, o regresso oficial do lateral Alan Ruschel aos relvados acontecerá no dia 7 de Agosto, no particular contra o Barcelona, no Camp Nou", revelou o 11.º classificado do campeonato brasileiro, em comunicado publicado no seu site oficial.

Ruschel, de 27 anos, tem estado em recuperação desde o acidente, que tirou a vida a 71 pessoas, incluindo a maioria do plantel da "Chape", que viajava para Medellín, Colômbia, para defrontar o Atlético Nacional na final da Copa Sul-Americana.

Para o emblema de Chapecó, o regresso do lateral é "um passo importante na sua superação e no processo de reconstrução do clube", pelo que decidiram 'aproveitar' "um dos templos do futebol mundial" e a "importância e magnitude da partida realizada" para o acontecimento.

De entre os seis sobreviventes, o guarda-redes Jackson Follmann integrou a equipa técnica do clube, depois de ter sido amputado a uma perna, e Neto continua em recuperação das lesões sofridas.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.