Sábado – Pense por si

FIFA diz que Taça Intercontinental é oficial, mas não conta como título Mundial

A FIFA reconheceu oficialmente as duas taças intercontinentais conquistadas pelo FC Porto, em 1987 e 2004

A FIFA esclareceu hoje que reconhece oficialmente as duas taças intercontinentais conquistadas pelo FC Porto, rejeitando apenas o 'estatuto' mundial do troféu.

"Reconhecemos a Taça Intercontinental como um torneio intercontinental e não mundial, uma vez que era disputada entre representantes de apenas dois continentes", explicou agência Lusa o gabinete de imprensa do organismo.

Desta forma, os dois troféus conquistados em 1987 e 2004 são reconhecidos pela FIFA, mas não como títulos mundiais. O Campeonato Mundial de Clubes teve a sua primeira edição em 2000, tendo sido conquistado pelo Corinthians.

A mesma prova só voltou a realizar-se em 2005, passando depois a decorrer anualmente. A última edição realizou-se no Japão e foi ganha pelo Real Madrid, que ganhou por 4-2, após prolongamento, aos nipónicos do Kashima Antlers, que participaram como campeões do país anfitrião.

As edições de 2017 e 2018 vão decorrer nos Emirados Árabes Unidos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.