Sábado – Pense por si

Bayern eliminado e Atlético na final da Liga dos Campeões

Atlético Madrid volta a uma final da Champions depois de conseguir eliminar o Bayern Munique em casa dos alemães

O Atlético de Madrid qualificou-se esta terça-feira, 3 de Maio, pela terceira vez para a final da Liga dos Campeões, apesar da derrota no terreno do Bayern Munique, por 2-1, na segunda mão das meias-finais.

Depois da vitória do Atlético em Madrid, por 1-0, a equipa alemã inaugurou o marcador na Allianz Arena, pelo espanhol Xabi Alonso (31 minutos), antes de Muller desperdiçar uma grande penalidade ('34) que poderia ter dado o 2-0. Na segunda parte, o francês Griezmann fez o empate ('54), marcando o golo fora que seria decisivo, tornando inútil o segundo do Bayern, apontado por Lewandowski ('74).

O Atlético, que ainda desperdiçou uma grande penalidade, por Torres ('84), repete as presenças nas finais de 1974 e 2014, na última das quais foi derrotado em Lisboa pelo Real Madrid. Esse encontro pode ser reeditado a 28 de Maio, em Milão, Itália, se o Real ultrapassar em casa o Manchester City, já amanhã, quarta-feira, 4 de Maio, após o 0-0 registado em Inglaterra.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.