Secções
Entrar

VAR pode deixar de ser utilizado no futebol

Andreia Antunes 16 de janeiro de 2024 às 17:39

Francisco López, que diz ser o inventor do sistema de suporte de vídeo à arbitragem, levou a FIFA e a RFEF a tribunal, para suspender uso da tecnologia. Decisão está nas mãos de um juiz.

O sistema de suporte de vídeo à arbitragem (VAR) chegou a tribunal esta terça-feira devido a problemas sobre a sua autoria. Um caso que pode levar a que a ferramenta deixe de ser utilizada nas competições como medida cautelar.

REUTERS/Wolfgang Rattay

O espanhol Francisco López afirma que foi ele quem criou o sistema, tendo apresentado a invenção ao Ministério da Educação e Cultura em setembro de 1999, com o projeto intitulado de "El Futbol del siglo XXI" (O futebol do século XXI).

Desde que o sistema foi implementado pela primeira vez, em 2018, no Campeonato do Mundo, Francisco López tem vindo a alegar que a sua ideia foi plagiada pela FIFA.

Ao longo dos anos, o espanhol tentou que a invenção fosse reconhecida pela FIFA e pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Após sete anos a tentar que a sua ideia fosse reconhecida, decidiu passar para o Tribunal de Comércio n.º 6 de Madrid, onde um juiz irá determinar se o VAR deve deixar de ser utilizado no futebol, numa audiência marcada para esta terça-feira.

"Está tudo registado, a única coisa que fizeram agora foi mudar-lhe o nome", disse Francisco López ao jornal espanhol AS em 2017. "O desenvolvimento foi baseado no meu projeto, registei-o no Registo Geral de Propriedade Intelectual em 1999 e a sua posterior extensão foi registada em 2006."

Em 2018, Francisco López enviou um pedido à RFEF e à FIFA, para não utilizarem o sistema, pelo qual pediu uma indemnização de 15 milhões de euros, afirmando que tinha todas as provas que comprovam a sua invenção. "Há anos, foi uma invenção para beneficiar o futebol", disse, acrescentando que "não queria nada", mas agora viu "como a FIFA agiu para o seu próprio interesse".

Na entrevista, o espanhol mencionou que estava feliz pelo sistema de suporte de vídeo à arbitragem estar a ser utilizado. "Estou tão feliz que [o VAR] está a ser utilizado. Parabéns aos árbitros porque o futebol se reinventou, tornou-se um novo desporto", disse.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto