Secções
Entrar

Tour: Aberta investigação preliminar a equipa por suspeitas de doping

21 de setembro de 2020 às 19:31

A Arkea-Samsic, do colombiano Nairo Quintana, é suspeita de doping após "descoberta de vários produtos de saúde, incluindo drogas" em buscas realizadas na semana passada, durante a Volta a França.

A procuradoria de Marselha abriu uma investigação a uma equipa que participou na Volta a França em bicicleta, que terminou domingo, por suspeitas de doping, confirmou hoje a procuradora à agência noticiosa francesa France-Presse.

A investigação preliminar foi lançada por um departamento de saúde pública do Ministério Público da cidade de Marselha, confirmou a procuradora Dominique Laurens, após a "descoberta de vários produtos de saúde, incluindo drogas (...) e especialmente de um método que pode ser qualificado como doping" em buscas realizadas em 16 de setembro.

A mesma fonte confirmou à AFP que diligências policiais estão ainda em curso relacionadas com este mesmo processo.

Os detalhes disponibilizados à France-Presse por fontes próximas da matéria confirmam buscas realizadas junto da equipa Arkéa-Samsic, do colombiano Nairo Quintana e do francês Warren Barguil, com o L'Équipe a avançar com a notícia de que vários ciclistas viram os seus quartos serem alvos de buscas na última quarta-feira, dia 16 de setembro.

A equipa francesa do escalão ProTour colocou Barguil no 14.º lugar final e Quintana no 17.º, com o diretor, Emmanuel Hubert, a confirmar ao L'Équipe as buscas efetuadas no hotel em Les Allues.

A Arkéa-Samsic conseguiu em 2020 apenas uma vitória em provas WorldTour, por Nairo Quintana, segundo a imprensa o principal 'alvo' das buscas, na sétima etapa do Paris-Nice, tendo agendada a participação na edição especial da Volta a Portugal, que vai para a estrada no próximo domingo.

A Volta a França terminou domingo com a vitória do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), mais de 31 minutos à frente de Quintana, o líder da Arkéa-Samsic.

O mesmo departamento da justiça de Marselha, que não agiu em conjunto com a Agência Antidopagem de França, abriu já duas outras investigações nos últimos anos, a última em 2019, à equipa belga Deceuninck-Quick Step, e antes disso, em 2017, ao uso de bicicletas com motores elétricos no 'Tour', com ambos os casos a serem arquivados.

SIF // AJO

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela