Secções
Entrar

Organização do Mundial de Qatar queixa-se de ataques "maliciosos e injustificados"

05 de dezembro de 2016 às 14:13

Investigações de alegada corrupção na atribuição do Mundial de 2020, a violação dos direitos básicos humanos na construção dos estádios e o próprio clima do Qatar, têm motivado críticas à organização

O Mundial de futebol Qatar2020 está envolto "num enorme cepticismo" e a ser alvo de ataques "maliciosos e injustificados", disse hoje o secretário-geral adjunto do comité organizador, Nasser Al-Khater.

"Desde que foi escolhido há cerca de seis anos para receber o Mundial2020 que o Qatar tem recebido inúmeras críticas por parte da comunidade internacional e de quem nunca pisou o país", referiu Nasser Al-Khater num congresso sobre futebol em Doha.

Ainda de acordo com o dirigente, os organizadores do Mundial2020 "têm respondido, ao longo dos últimos anos, aos vários e inarráveis ataques provenientes dos mais variados sectores".

Em causa estão investigações de alegada corrupção na atribuição do Mundial de 2020, que já foi negado por Doha, a violação dos direitos básicos humanos na construção dos estádios e o próprio clima do Qatar, com temperaturas extremas.

A Amnistia Internacional acusou também os organizadores do Mundial2020 de estarem a usar trabalho escravo na construção dos estádios, alegações igualmente negadas pelo Qatar, que diz estar a desenvolver importantes reformas laborais.

"Acho que é a hora de os críticos nos começarem a ouvir e acho que eles estão a chegar à conclusão de que o Mundial no Qatar não é uma má ideia", disse ainda Nasser Al-Khater.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela